Museu municipal permanece fechado aos finais de semana com exposição da centenária Dona Militana, a maior romanceira do Brasil
- Lu Bezerra

- 29 de ago.
- 3 min de leitura
A primavera dos Museus ainda não desembarcou em São Gonçalo, tida como a terra berço da Cultura Popular no RN, sofre com a falta de Democratização no acesso à Cultura e aos recursos financeiros. Dezenas de grupos e artesãos são base da mão-de-obra da economia criativa na cidade.

O que muitos moradores de São Gonçalo do Amarante, talvez ainda não saibam, é que a cidade tem há mais de 10 anos, o Museu Municipal Séphora Maria Alves Bezerra. Nele, um bom espaço interno e externo para resguardar a história, memória e Cultura popular. Além de movimentar a economia da cidade promover renda, conhecimento e espaço comunitário de lazer, numa cidade onde a violência é crescente e destaque nos jornais, diariamente. Porém, o equipamento cultural ainda é subutilizado.
Para ser ter ideia, na manhã do dia 20 de agosto, o museu foi reaberto após uma reforma e que trouxe a exposição Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar, que segue até o dia 22 de setembro, com entrada gratuita. Mas com horário de expediente da prefeitura, das 8h às 16h, com pausa para almoço. E somente de segunda a sexta-feira.
O museu fechado aos finais de semana impede uma programação cultural na cidade, além de restringir acesso da maioria da população formada por trabalhadores, que se deslocam para trabalhar nas cidades vizinhas e/ou está em regime de trabalho com jornadas exaustivas, a exemplo da escala 6X1.

Benedita Nogueira, filha da maior romanceira do Brasil, presente na exposição que homenageia a mãe, Dona Militana Salustino. FOTO: DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA
MUSEU É EQUIPAMENTO GERIDO PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
O museu Séphora Bezerra conta mais uma vez, com os trabalhos do padre André Martins Melo. Ele que este ano foi nomeado pela arquidiocese de Natal como pároco da paróquia Nossa Senhora do Carmo, na cidade de Parnamirim.

O padre da arquidiocese de Natal que atua em Parnamirim, tem nomeação em cargo de comissão na função de assessor técnico, com portaria de n° 1118/2025 publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no início deste ano, assinada pelo prefeito Jaime Calado.

De acordo com informações levantadas, o padre André atua no museu numa suposta função de curador, responsável pelas atividades do espaço. Para a função, publicada no DOM o vencimento salarial bruto é de R$ 3.117,99 mensais, como mostra a nova tabela de cargos de novos reajustes feitos pelo prefeito, ainda em janeiro deste ano. Isso dentro do pacote que ficou conhecido popularmente como #AcórdãoDoPapai.
O pacote encaminhado pelo executivo foi aprovado por unanimidade pela câmara de vereadores ainda no final do mês de janeiro.
EXPOSIÇÃO SOBRE DONA MILITANA EM SÃO GONÇALO
A mostra chega ao município onde nasceu a a artista popular. Antes a exposição passou pela Pinacoteca do estado, em Natal.
A Cultura do RN comemora o centenário da maior guardiã do romanceiro potiguar. A exposição tem curadoria de Rafael Sordi, Marcos Paulo Pereira e Angela Almeida. Artistas e artesãos colaboraram na montagem da mostra. As fotografias tem o registro de Wagner Varela.
A exposição tem inspiração no livro Homônio, de Angela Almeida, publicado pela EDUFRN em 2024. Os visitantes vão contar com experiências sensoriais e interativas, com desenhos, fotografias, trilha sonora, além de referências afro-brasileiras e ibéricas. Para pessoas com deficiência, o espaço conta com recursos de acessibilidade.
Para visitas em grupo, é necessário agendamento através do link: Escolha uma data e horário - Calendly
A iniciativa tem o apoio da Funpec, da Fundação José Augusto, da Secretaria de Estado da Cultura, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. Também são parceiros a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, a Fundação Cultural Dona Militana, o Museu Municipal Sephora Bezerra, a Secretaria Municipal de Educação, o IFRN, campus São Gonçalo do Amarante, e a Secretaria de Inclusão e Acessibilidade da UFRN.
A ação conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB/RN).
Serviço
Exposição: Dona Militana: tradução estética de narrativas da romanceira potiguar
Período: 20 de agosto a 22 de setembro de 2025
Local: Museu municipal Séphora Bezerra
R. Alexandre Cavalcante, 461 - Centro, São Gonçalo do Amarante - RN, 59290-000
Entrada: Gratuita
Fonte: EDUFRN; Texto: Helton Rubiano; Edição: Paiva Rebouças; Revisão: Rebeca Ribeiro.
%2019_46_56_6e1658c9.jpg)



Comentários