top of page

São Gonçalo: Articuladores se reúnem para discutir sobre o PNAB e reestruturação do Fórum Permanente de Cultura

  • Foto do escritor: Lu Bezerra
    Lu Bezerra
  • 15 de set.
  • 2 min de leitura

São Gonçalo está elegível para o 2° ciclo do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), objetivo da reunião é discutir a Democratização do recurso federal no município.


ree

Pauta do encontro é discutir os rumos da Cultura na cidade e como a Economia Criativa pode movimentar a renda de trabalhadores do setor na cidade. FOTO: LENILTON LIMA


Na noite desta segunda-feira (15), articuladores culturais realizaram a primeira reunião de reestruturação do Fórum Permanente de Cultura do município, com fundação em 2005.


A reunião contou com a participação do fotógrafo e pesquisador popular Lenilton Lima, da produtora cultural e jornalista, Lu Bezerra e do arte-educador Nildo Campos.

"Em São Gonçalo, existe uma lei da mordaça que é aplicada a qualquer sujeito que questionar a realidade local. O município sofre com baixos investimentos em Educação e Saúde. Por isso mantém uma câmara de vereadores hereditária, ultraconservadora e que manobra as decisões do prefeito. Tudo isso é Cultura." revela Bezerra.

No campo Cultural, a comunidade tem sofrido com a desarticulação do Fundo Municipal de Cultura, a falta de debates paritários no Conselho Municipal de Cultura e a falta de investimentos do governo local no fomento Cultural. Até o momento, o novo governo não apresentou à comunidade um plano ou calendário Cultural na cidade, que é reconhecida como município onde nasce a Cultura Popular no Rio Grande do Norte.


Os articuladores culturais sinalizam que devem divulgar, em breve, um calendário para as próximas reuniões e convida os agentes e fazendores culturais para que participem dos debates afim de contribuir para o fortalecimento da cadeia econômica criativa local.


PIONEIRISMO NA POLÍTICA CULTURAL


Mobilização do Fórum para reunião com poder público local para estruturação do Conselho Municipal de Política  Cultural (CMPC) em fevereiro de 2014. FOTO: ARQUIVO/ FPC
Mobilização do Fórum para reunião com poder público local para estruturação do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) em fevereiro de 2014. FOTO: ARQUIVO/ FPC

O Fórum Permanente de Cultura é uma instância de articulação, pactuação e deliberação que integra o Sistema Municipal de Cultura (SMC).


A lei ordinária de n° 1.411/2014 que institui o Sistema Municipal de Cultura (SMC), sancionada em 24 de janeiro de 2014, por reinvidicação e articulação de agentes cuturais por meio do Fórum Municipal de Cultura.


Consulte a lei que institui o SMC AQUI.

Comentários


bottom of page