São Gonçalo: Articuladores se reúnem para discutir sobre o PNAB e reestruturação do Fórum Permanente de Cultura
- Lu Bezerra

- 15 de set.
- 2 min de leitura
São Gonçalo está elegível para o 2° ciclo do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB), objetivo da reunião é discutir a Democratização do recurso federal no município.

Pauta do encontro é discutir os rumos da Cultura na cidade e como a Economia Criativa pode movimentar a renda de trabalhadores do setor na cidade. FOTO: LENILTON LIMA
Na noite desta segunda-feira (15), articuladores culturais realizaram a primeira reunião de reestruturação do Fórum Permanente de Cultura do município, com fundação em 2005.
A reunião contou com a participação do fotógrafo e pesquisador popular Lenilton Lima, da produtora cultural e jornalista, Lu Bezerra e do arte-educador Nildo Campos.
"Em São Gonçalo, existe uma lei da mordaça que é aplicada a qualquer sujeito que questionar a realidade local. O município sofre com baixos investimentos em Educação e Saúde. Por isso mantém uma câmara de vereadores hereditária, ultraconservadora e que manobra as decisões do prefeito. Tudo isso é Cultura." revela Bezerra.
No campo Cultural, a comunidade tem sofrido com a desarticulação do Fundo Municipal de Cultura, a falta de debates paritários no Conselho Municipal de Cultura e a falta de investimentos do governo local no fomento Cultural. Até o momento, o novo governo não apresentou à comunidade um plano ou calendário Cultural na cidade, que é reconhecida como município onde nasce a Cultura Popular no Rio Grande do Norte.
Os articuladores culturais sinalizam que devem divulgar, em breve, um calendário para as próximas reuniões e convida os agentes e fazendores culturais para que participem dos debates afim de contribuir para o fortalecimento da cadeia econômica criativa local.
PIONEIRISMO NA POLÍTICA CULTURAL

O Fórum Permanente de Cultura é uma instância de articulação, pactuação e deliberação que integra o Sistema Municipal de Cultura (SMC).
A lei ordinária de n° 1.411/2014 que institui o Sistema Municipal de Cultura (SMC), sancionada em 24 de janeiro de 2014, por reinvidicação e articulação de agentes cuturais por meio do Fórum Municipal de Cultura.
Consulte a lei que institui o SMC AQUI.
%2019_46_56_6e1658c9.jpg)



Comentários