top of page

SÃO GONÇALO: Ministério Público notifica secretário de Cultura por ações de autoritarismo em debate público sobre recurso federal

  • Foto do escritor: redacaopautalocal
    redacaopautalocal
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 12 de set.

Município deve receber mais de 800 mil reais por meio de repasses do Ministério da Cultura (MinC) através do PNAB - Programa Nacional Aldir Blanc. A discursão do Plano de Ação passa pela sociedade civil.


ree

O povo é voz ativa nos destinos de recursos públicos também na Cultura. Para isso acontecer, é primordial o acesso à informação e organização de colegiados. Além disso, é necessário que o poder público seja parceiro e não um intimidador do debate político na destinação dos recursos públicos.


Porém, não foi bem isso que ocorreu no Teatro Poti Cavalcanti, durante as Escutas Públicas para a PNAB em São Gonçalo do Amarante (RN). A cada depoimento era percepível que os participantes não compreenderam bem o objetivo do encontro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, ainda no início de junho. É importante ressaltar, que é papel da secretaria em orientar os participantes sobre o Programa Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura.


Foi durante esse evento que logo após a participação da jornalista Lu Bezerra, sugerindo campo de aplicação do recurso e divulgar o trabalho deste veículo de comujnicação, o secretário municipal de Cultura, Gleydson Almeida, não gostou nada da comunicação e logo deu seu recado:

"Não sigam esses perfis que produzem notícias falsas sobre a cidade!' em desequilíbrio no dicurso, Gleydson acusa a jornalista.
Gleydson Almeida é o primeiro secretário municipal de Cultura em São Gonçalo do Amarante (RN). FOTO: DIVULGAÇÃO
Gleydson Almeida é o primeiro secretário municipal de Cultura em São Gonçalo do Amarante (RN). FOTO: DIVULGAÇÃO

A ação de Almeida causou estarrecimento entre os participantes, e até risadas, entre alguns, pelo claro desequilíbrio na declaração, ao fazer uma acusação leviana e muito grave. Porém, não houve manifestação.


O segundo dia de evento também era gravado e transmitido pelo perfil @secult_sga.


Porém, apenas a gravação do primeiro dia de evento está publicada no perfil da scretaria no instagram.


ree

Agentes Culturais participantes da Escuta Pública Pnab no Teatro Poti Cavalcanti em junho de 2025. FOTO: DIVULGAÇÃO

"Me causou estranheza a não publicação da gravação da live com o segundo dia do evento, no perfil da secretaria de Cultura." Aponta Bezerra.

AUTORITARISMO DO CALADISMO É CULTURAL


Após algumas semanas deste episódio, o secretário convocou uma reunião através de uma chamada publicada no perfil da secretaria numa rede social.


Em vídeo a publicação única, é feita sem aviso prévio e em menos de 24h. Isso, por meios legais, invalidaria a chamada, uma vez que o recurso é público e de interesse coletivo e não de um gestor nomeado num período transitório.


Ao ser questionado na publicação da rede social, o secretário autorizou e permitiu que o comentário fosse apagado, além de outros que surgiram, apenas por questionar a convocação arbitrária e não satisfeito, os agentes da cultura foram banidos do acesso ao perfil da secretaria que é público.


Assim, o secretário foi notificado pelo Ministério Público e deve responder sobre às ações denunciadas no órgão.

Comentários


bottom of page