SÃO GONÇALO: Ministério Público notifica secretário de Cultura por ações de autoritarismo em debate público sobre recurso federal
- redacaopautalocal
- 11 de set.
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de set.
Município deve receber mais de 800 mil reais por meio de repasses do Ministério da Cultura (MinC) através do PNAB - Programa Nacional Aldir Blanc. A discursão do Plano de Ação passa pela sociedade civil.

O povo é voz ativa nos destinos de recursos públicos também na Cultura. Para isso acontecer, é primordial o acesso à informação e organização de colegiados. Além disso, é necessário que o poder público seja parceiro e não um intimidador do debate político na destinação dos recursos públicos.
Porém, não foi bem isso que ocorreu no Teatro Poti Cavalcanti, durante as Escutas Públicas para a PNAB em São Gonçalo do Amarante (RN). A cada depoimento era percepível que os participantes não compreenderam bem o objetivo do encontro promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, ainda no início de junho. É importante ressaltar, que é papel da secretaria em orientar os participantes sobre o Programa Nacional Aldir Blanc de fomento à Cultura.
Foi durante esse evento que logo após a participação da jornalista Lu Bezerra, sugerindo campo de aplicação do recurso e divulgar o trabalho deste veículo de comujnicação, o secretário municipal de Cultura, Gleydson Almeida, não gostou nada da comunicação e logo deu seu recado:
"Não sigam esses perfis que produzem notícias falsas sobre a cidade!' em desequilíbrio no dicurso, Gleydson acusa a jornalista.

A ação de Almeida causou estarrecimento entre os participantes, e até risadas, entre alguns, pelo claro desequilíbrio na declaração, ao fazer uma acusação leviana e muito grave. Porém, não houve manifestação.
O segundo dia de evento também era gravado e transmitido pelo perfil @secult_sga.
Porém, apenas a gravação do primeiro dia de evento está publicada no perfil da scretaria no instagram.

Agentes Culturais participantes da Escuta Pública Pnab no Teatro Poti Cavalcanti em junho de 2025. FOTO: DIVULGAÇÃO
"Me causou estranheza a não publicação da gravação da live com o segundo dia do evento, no perfil da secretaria de Cultura." Aponta Bezerra.
AUTORITARISMO DO CALADISMO É CULTURAL
Após algumas semanas deste episódio, o secretário convocou uma reunião através de uma chamada publicada no perfil da secretaria numa rede social.
Em vídeo a publicação única, é feita sem aviso prévio e em menos de 24h. Isso, por meios legais, invalidaria a chamada, uma vez que o recurso é público e de interesse coletivo e não de um gestor nomeado num período transitório.
Ao ser questionado na publicação da rede social, o secretário autorizou e permitiu que o comentário fosse apagado, além de outros que surgiram, apenas por questionar a convocação arbitrária e não satisfeito, os agentes da cultura foram banidos do acesso ao perfil da secretaria que é público.
Assim, o secretário foi notificado pelo Ministério Público e deve responder sobre às ações denunciadas no órgão.
%2019_46_56_6e1658c9.jpg)



Comentários