top of page

Troca dos Rêgo na Saúde de São Gonçalo: sai Terezinha entra Francisco Júnior

  • Foto do escritor: Lu Bezerra
    Lu Bezerra
  • 20 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

A confusão na sala de controle do governo municipal sai dos bastidores para mais um registro no Diário Oficial, com exoneração do terceiro secretário municipal em menos de 1 ano da posse

Medo, ansiedade e tédio personagens do filme da Disney, Divertida Mente que tem como tema repressão emocional. Talvez uma semelhança à atual configuração do secretariado Caladista. FOTO: ASSCOM/ J. CALADO


Sai Terezinha Guedes Rêgo de Oliveira entra Francisco Júnior do Rêgo. Ela que não conseguiu dar o ritmo na Saúde esperado ansiosamente pelos mais de 31.917 eleitores são-gonçalenses que deram a vitória ao amigo Jaime.

"A UPA de São Gonçalo é o hospital Belarmina Monte". Declarou Terezinha durante o programa semanal do prefeito.

A declaração polêmica da ex-secretária destaca a falta de sintonia cultural com os graves problemas enfrentados hoje pela população: a cidade não tem UPA e tão menos ainda um hospital público municipal.


A única instituição hospitalar na cidade é filantrópica e pertence à rede São Camilo e mantém uma relação conflituosa de falta de repasses financeiros firmado como prestador de serviço selado em contrato.


Nessa queda de braço está um ambiente superlotado na urgência e com falhas graves na comunicação institucional, orientação de fluxo de pacientes, acarretando filas, espera, angústia e desencontro de informações.


Tudo isso poderia ser evitado se a instituição São Camilo assumisse os limites da própria responsabilidade institucional estreitando diálogo com a comunidade de usuários. E cabe ainda a à prefeitura de São Gonçalo, através da secretaria municipal de Saúde fazer o mesmo e parar com esse jogo de ping-pong com a Saúde Pública.


Além disso, firmassem um programa de comunicação integrada com orientação educacional no fluxo de pacientes, além de uma rede firme e eficiente na Atenção à Saúde Primária nas Unidades Básicas de Saúde. É o mínimo e o principal desafio hoje na melhoria dos indicadores e bem-estar da população.


São Gonçalo tem uma população com aproximadamente 125 mil habitantes, com prefeito e primeira-dama médicos que há vinte anos lideram e dominam a política local. Essa foi uma parcela não considerada pelo eleitor diante da urna eletrônica.


Além disso, a ex-secretária deixa um saldo nada agradável ao colega: de fracasso na campanha de vacinação contra a Gripe, filas na prevenção e cuidados na Saúde da Mulher, exames de sangue com falsos diagnóticos e a credibilidade em xeque do laboratório de análises clínicas sucateado. Além disso, demanda reprimida no Centro Especializado em Reabilitação (CER) e claro muita reclamação popular e servidores de carreira desmotivados e até adoecidos.


SINAIS QUE PRECEDEM A QUEDA


O Pauta Local sinalizou a queda da secretária municipal Terezinha Rêgo ocorrido na semana passada pelos bastidores do gabinete do prefeito, mas que segundo informações extra oficiais não teria sido consumado, naquela semana, graças a intervenção da amiga e senadora Zenaide Maia.


Porém, de acordo com a edição n° 219/2025 do Diário Oficial desta terça-feira (18), a exoneração foi publicada. E o prefeito parece dar um recado de que a caneta do gabinete é na mão dele e não na mão da "eterna namorada", expressão que costuma usar nos discursos públicos se referido a esposa e senadora Zenaide.

Comentários


bottom of page