Megaoperação da PF e CGU: prefeitura de São Gonçalo do Amarante tem contratos com empresa de medicamentos apontada em esquema de fraudes no RN
- Lu Bezerra

- 27 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Operação Mederi, referência do latim para "cura", "tratamento", "medicação" apura suposto esquema de fraudes na Saúde em pelo menos seis municípios do Rio Grande do Norte, entre eles Mossoró.

Casais de políticos fortalecem oligarquias em São Gonçalo e em Mossoró RN. FOTO: REPRODUÇÃO
Deflagrada na manhã desta terça-feira (27), a investigação apura desvio de recursos na Saúde Pública e fraudes em contratos administrativos. No alvo da operação está o prefeito Allyson Bezerra (União) de Mossoró, ele que é pré-candidato ao governo do estado no grupo da senadora Zenaide Maia (PSD), esposa do prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado (PSD) com terceiro mandato.
A empresa investigada no esquema, por nome de Dismed distribuidora de medicamentos LTDA tem pelo menos dois contratos firmados com a secretaria municipal de Saúde de São Gonçalo do Amarante é o que mostra documentos de contratos com valores de R$ 223.340,00 (duzentos e vinte e três mil, trezentos e quarenta reais) e R$ 254.565,00 (duzentos e cinquenta e quatro mil, quinhentos e cinquenta e quatro reais) nos anos de 2020 e 2023.


O município de São Gonçalo, não aparece na lista da PF e CGU, mas é comum os protestos da população pela falta de medicação nas unidades de Saúde, uma vez que o casal de políticos são médicos de título e de carreira: Jaime Calado (prefeito) e Zenaide Maia (senadora). O problema segue na cidade e parece que longe de uma solução.
Entramos em contato com o Conselho Municipal de Saúde, órgão externo fiscalizador, que confirmou os contratos e afirmou que esses foram firmados em anos anteriores e não se trata da atual gestão e formação de conselheiros.
Denúncias
A CGU, por meio da Ouvidoria-Geral da União (OGU), mantém a plataforma Fala.br para o recebimento de denúncias. Quem tiver informações sobre esta operação ou sobre quaisquer outras irregularidades, pode enviá-las por meio de formulário eletrônico do sistema. A denúncia pode ser anônima e, para isso, basta escolher a opção “Não identificado”.
%2019_46_56_6e1658c9.jpg)


Comentários