top of page

#VEJA VÍDEOS: Sinte cobra posicionamento de vereadores sobre declaração polêmica de Jaime Calado

  • Foto do escritor: Lu Bezerra
    Lu Bezerra
  • 3 de set.
  • 3 min de leitura

A configuração atual da Câmara de vereadores de São Gonçalo do Amarante mantém um pequeno e mesmo grupo de famílias, há mais de trinta anos no poder que revesam mandatos


Após a repercursão de mais uma fala violenta do prefeito Jaime nas redes sociais contra os trabalhadores da Educação municipal, o Sinte encaminhou um ofício cobrando ação da Casa do Povo que se mantém em silêncio.

O documento emitido terça-feira (2), destaca: "solicitamos que esta Casa Legislativa se manisfeste em defesa da Educação Pública e professores municipais, reafirmando o compromisso com a Política educacional séria."
ree

O prefeito tem usado do privilégio de nomear a filha dele com a senadora Zenaide Maia, para uma secretaria da prefeitura de São Gonçalo.


A secretaria de Assuntos Extraórdinários tem como secretária titular, Mada Cecília Maia Calado Pereira, que rende uma despesa aos cofres públicos mais de 200 mil reais ao ano. A pasta é ligada diretamente ao gabinete do pai e prefeito do município.


No ofício, para possivelmente justificar as despesas, Mada desenvolve projetos comuns às pastas de Assistência Social e da Educação. É o caso dos projetos como: a entrega do Peixe da Semana Santa; Aulões de preparação ao Enem e ao IFRN e a Caravana da Cidadania que leva grupos culturais da Disney para uma espécie de recreação nas escolas.


De acordo com a lei de Nepotismo, a filha do prefeito não está nomeada de maneira irregular, porém é no mínimo imoral e desnecessário os projetos para a secretaria que ela está à frente, justamente, por ser comuns a outras secretarias da administração pública.


A HISTÓRIA SE REPETE NA TERRA DOS MÁRTIRES


O vereador Raimundo Mendes, ao centro, se mantém como o mais antigo no poder legislativo com 32 anos de mandato e ensaia o filho, o conselheiro tutelar Ruan Mendes, para assumir o cargo nas próximas eleições municipais. FOTO: DIVULGAÇÃO (2015)/ SINTE - SGA RN
O vereador Raimundo Mendes, ao centro, se mantém como o mais antigo no poder legislativo com 32 anos de mandato e ensaia o filho, o conselheiro tutelar Ruan Mendes, para assumir o cargo nas próximas eleições municipais. FOTO: DIVULGAÇÃO (2015)/ SINTE - SGA RN

No resumo da sessão legislativa desta terça-feira (2), os vereadores ocuparam o plenário para leitura, discursão e votação de 4 projetos de leis, sendo um deles de caráter de urgência e de autoria do Executivo. E um total de 26 moções de pesar de falecimento e maioria de congratulações de passagem natalícia.


A Vereadora Rayure Protásio (PC do B), não discute a raiz do problema na Saúde da Mulher, foca em apresentar ações assistencialistas em períodos pontuais e comemorativos, para gerar publicidade eleitoreira.


Durante os quase 1h30 da 53ª sessão ordinária, os parlamentares não pautaram Educação e Saúde Públicas, e tão menos, tocaram no assunto da fala do prefeito aos professores que foram alvo mais uma vez, do discurso de ódio. Enquanto isso, os problemas enfrentados diariamente pelos professores, pais e estudantes seguem sem a devida atenção também do poder Legislativo municipal.


O Vereador Thiago Soares (UB) é um dos principais no legislativo que defende e dá voz ao prefeito a senadora Zenaide Maia. Ele está no terceiro mandato e herdou mandato da mãe, Alda Soares vereadora de 2001-2004.

SITUAÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SE AGRAVA EM 2025


O fardamento escolar ainda não foi distribuído nas escolas da rede municipal. Sem um trabalho sério da câmara de vereadores, a situação na Educação se agrava.


O ano letivo inciou com atraso e reclamação de alguns pais com filhos sem professores axuliares e cuidadores para estudantes com deficiência. As aulas foram interrompidas com uma greve, onde os professores cobraram do prefeito o cumprimento do reajuste anual de 6,27%, repasse que não foi feito de maneira inteagral até o momento.


A merenda escolar é pauta constante de má qualidade nas escolas, crianças estão comendo cuscuz seco e sem acompanhamento de proteínas. A infraestrutura das escolas é outro ponto das reclamações e que tem impactado diretamente na qualidade do ensino básico do município.

Comentários


bottom of page