Perícia judicial confirma plágio em tese de ex-reitora nomeada por Bolsonaro após ficar em terceiro lugar
- redacaopautalocal
- 2 de set.
- 2 min de leitura
Blog do Barreto

Uma perícia técnica judicial concluiu que a ex-reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) Ludmilla Oliveira plagiou a tese de doutorado a “De repente, tudo mudou de lugar: refletindo sobre a metamorfose urbana e gentrificação em Mossoró-RN”.
O trabalho constatou que pelo menos 16 páginas teriam sido plagiadas de outros trabalhos, em especial da dissertação de mestrado de Karisa Lorena Carmo Barbosa Pinheiro, defendida em 2006 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Foram identificados múltiplos trechos da tese que correspondem literal ou estruturalmente a conteúdos de outras obras acadêmicas, especialmente a dissertação de Karisa Lorena, sem a devida atribuição autoral, uso de aspas, recuo ou citação conforme normas da ABNT”, diz a conclusão técnica.
A análise concluiu que houve apropriação do trabalho alheio por meio de “cópias literais sem aspas ou referência; Paráfrases com manutenção da progressão temática e estrutura sintática; Colagens de trechos reorganizados de uma mesma fonte sem menção ao autor original; Reprodução de conceitos e citações indiretas com linguagem idêntica à fonte consultada”.
“A prática de plágio constatada na tese não é pontual, mas sistemática e recorrente, atingindo partes significativas da fundamentação teórica, introdução e discussão, o que compromete a autenticidade intelectual da obra”, avaliou.
A conclusão é de plágio acadêmico em níveis textual, estrutural e ideológico “Esta perícia reconhece, com elevado grau de certeza técnica, a ocorrência de infração à legislação de direitos autorais e às normas da escrita científica, configurando plágio acadêmico deliberado”, complementou.
Quem é?
Ludmilla Oliveira foi nomeada reitora pelo então presidente Jair Bolsonaro em 2020 após ficar em terceiro lugar na eleição para reitor da Ufersa.
Depois de ser derrotada no ano passado, ela passou a fazer forte oposição ao reitor eleito Rodrigo Codes, que tinha vencido também a disputa em 2020, e entrou para o PL onde pretende disputar uma vaga de deputada federal em 2026.
Ludmilla tem um discurso evangélico fervoroso.
Ao tomar conhecimento do assunto ela culpou o PT pela conclusão da perícia técnica que apontou plágio.
%2019_46_56_6e1658c9.jpg)


Comentários