top of page

O BEM-AMADO: dois bustos do ex-prefeito e a miserabilidade estampada nos serviços básicos

  • Foto do escritor: Lu Bezerra
    Lu Bezerra
  • 25 de set. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de set. de 2025

Um passeio rápido pela Praça das Fontes Paulo Emídio de Medeiros (PROS - partido extinto em 2023), popularmente conhecida como a Praça das Fontes, que fica ali bem no Centro da cidade de São Gonçalo do Amarante (RN), nela é possível perceber que há duas placas com dois bustos de uma mesma figura política que nomeia o lugar.


A primeira mais ao fundo perto da quadra de areia, a placa e o busto homenageiam o ex-prefeito Paulo Emídio, falecido em 2022 em pleno exercício do segundo mandato com o vice-prefeito Eraldo Daniel de Paiva (PT). Foi o primeiro e original busto entregue e inaugurado ao povo em janeiro de 2024.

Praça inaugurada com presença da governadora Fátima Bezerrra, deputado Fernando Mineiro, deputada estadual Divaneide Basílio prefeito e vereadores. FOTO DIVULGAÇÃO/ PREFEITURA SGA RN


O curioso, é a mesma praça ter um novo busto e placa do mesmo prefeito recém inaugurado, na cor bronze, ali bem em frente ao letreiro com nome da cidade e que é um cartão postal, perfeito pra fotos com amigos e família. O busto de bronze foi entregue em 28 de agosto.


O novo busto foi inaugurado numa solenidade que reuniu políticos com um tom de intriga, rancor e alfinetadas, a Eraldo Paiva, prefeito que assumiu a cidade naquele ano após o companheiro de chapa falecer.

Inauguração do segundo busto do ex-prefeito em agosto de 2025.


Depois de assumir a gestão pública, Paiva rompe com o Caladismo - movimento político extremista liderado pelo atual prefeito Jaime Calado (PSD) e nasce uma violenta polarização na cidade e que continua até hoje, mesmo Jaime sendo eleito pela maioria absoluta de votos.


Calado parece ter dificuldades de perdoar esse rompimento provocado por Eraldo e como um moleque, adjetiva o rival de INGRATO e derrotado com sucesso na eleições de 2024. Jaime parece estar longe de um cessar-fogo ao "ingrato favorito" dele, mesmo indo às missas dominicais ao lado da esposa e senadora Zenaide Maia.


E assim, o povo agoniza na miserabilidade do discurso Caladista, com base governista escandalizada de insatisfações, rompimentos e intrigas calorosas que nem sempre são públicas, mas, que garante péssimos serviços básicos na Saúde, na Educação, na infraestrutura, na mobilidade da cidade, até que a próxima eleição os separe ou os una, de novo.


Comentários


bottom of page