top of page

CAOS NA SAÚDE: São Gonçalo tem mais secretários municipais que médicos especialistas custo no orçamento público ultrapassa 5 milhões de reais ao ano

  • Foto do escritor: Lu Bezerra
    Lu Bezerra
  • 4 de set.
  • 2 min de leitura

Enquanto isso, serviços para exames de sangue tem longa fila de espera, pequenas cirurgias estão suspensas e pacientes com pé diabético sem atendimento especializado


ree

Posse do secretariado no Teatro Municipal Poti Cavalcanti. Entre os nomeados estão, a filha da deputada estadual Terezinha Maia e a filha da senadora Zenaide Maia com o prefeito Jaime Calado. FOTO: DIVULGAÇÃO


Esse é um pequeno panorama do caos da Saúde pública no município de São Gonçalo do Amarante, servidores com sobrecarga de trabalho e população sem atendimento básico.


O ambulatório especializado em pé diabético, atendeu de maio até a primeira quinzena de setembro de 2024: 300 pacientes, através da equipe multiprofissional liderada pelo médico angiologista dr. Artur Freire e a enfermeira Edna Dantas.


Os pacientes eram encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde do município ao ambulatório localizado na unidade do Mangueirão em Jardim Lola. Os cuidados eram realizados com foco na prevenção vascular nas suspeitas de insuficiência venosa ou com a doença do pé diabético para tratamento especializado.


O tratamento de prevenção e curativos especiais eram realizados no município, os casos mais graves com úlcera e risco de amputação eram encaminhados através do sistema do município. Com a suspensão, as pessoas estão tendo que se deslocar para uma universidade privada em Natal para continuação do tratamento.


EXAMES DE SANGUE ATRASO NO AGENDAMENTO


A coleta de exames acontecia 3 vezes na semana, passou a ser 2 vezes por mês. A espera para o agendamento da coleta tem sido de mais de 30 dias. O exame é realizado nas Unidades Básicas de Sáude.


Para um balanço comparativo, no mês de junho de 2024, foram realizados 21.658 exames laboratorias com resultados entregues de 3 até 8 dias nas Unidades Básicas de Saúde. Com isso, 2.084 pacientes atendidos. Com a redução da coleta, esses números devem ter caído drasticamente.


Na Atenção Primária à Saúde (APS), o exame é simples e fundamental no dia a dia das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma vez que, detectam doenças cardíacas, diabetes, anemias, infecções, doenças hepáticas e renais, desequilíbrios hormonais e tantas outras. Sem o acompanhamento desses exames a sáude coletiva fica comprometida.


PEQUENAS CIRURGIAS - SERVIÇO SUSPENSO NA REDE PÚBLICA


No Centro de Saúde do Amarante eram realizadas as pequenas cirurgias para remoções de pintas, verrugas, cistos, tumores de pele, quelóides, orelha rasgada.


O procedimento é de baixa complexidade e por isso não necessita de internação e cirurgia geral, proporcinando o atendimento no Centro de Saúde e o paciente volta pra casa e para as atividades normais.


FALTA DE MEDICAMENTOS


Unidades desabastecidas de medicamentos essenciais como insumos para curativos, como gaze, esparadrapo, soro.


Há meses que pacientes reclamam por falta de medicamentos simples como dipirona, outros de uso contínuo como losartana, amiptripilina e demais medicamentos psicotrópicos.


A assessoria de Comunicação da prefeitura foi procurada para prestar esclarecimentos, mas até o momento do fechamento desta matéria, não houve retorno.

Comentários


bottom of page